Requisição da abertura do museu imperial da cidade de Petrópolis
A ABIH-RJ continua na luta para reabrir o Museu imperial junto ao Governo Federal.
No dia 18 de janeiro de 2021, a entidade fez uma requisição formal através de carta assinada pelo seu Presidente, Sr. Paulo Michel, junto a presidência da República e ao Ministro especial da Cultura, SR. Mário Frias.
Na referida requisição foi informado a importância da reabertura do Museu Imperial para a sociedade Petropolitana, uma vez que gera um fluxo maior de turistas na cidade e consequentemente uma melhora financeira para a economia local que nesse momento entra a beira de um colapso, devido a atual pandemia.
A ABIH-RJ entende que a reabertura do Museu Imperial, sendo cumprido os protocolos de higiene, as normas de segurança e com capacidade de ocupação interna reduzida, não haveria problemas de estar em funcionamento, como tantos outros empreendimentos já estão abertos ao público.
Inclusive, a Associação não entende o porquê do museu ainda se encontrar fechado, pois vai contra o que o próprio presidente da república propõe em seus discursos ao público.
Hoje, dia 01 de fevereiro de 2021, foi feito uma solicitação de informações sobre a requisição, pois apesar da sinalização positiva do governo federal anteriormente, em reabrir o museu imperial que até o momento continua fechado, até a presente data não houve nada de concreto nesse sentido.
A ABIH-RJ afirma que continuará lutando para a reabertura do Museu Imperial, inclusive com campanhas nas mídias sociais caso não seja atendida.